Cultura


Whytna Fabrícia Lira Cavalcante - 24 anos
Graduada em Teatro-Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Especialização em Elaboração e Gestão de Projetos Culturais e Marketing Cultural pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ

Cultura

Por vezes ouvimos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com leitura, artes, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria a conclusão de que o professor é cheio de cultura e o outro, desprovido dela. Mas afinal o que é cultura?
            Para o senso comum, cultura possui um sentindo de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. De fato esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que atualmente é o termo cultura.
            Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?
            O conceito de cultura é bastante complexo. E na visão antropológica, podemos o definir como rede de significados que dão sentindo ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade.
Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz, etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos  procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
E a cultura em termo de Brasil reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias culturas.