Meio Ambiente


Roberta Carvalho - 29 Anos
Graduada em Ciências Biólogicas (licenciatura) pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL)
Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). 






“...Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial á sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações”, (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 2002, Pag. 135).


            A coluna de meio ambiente tem a proposta de expor a população questionamentos sobre o meio ambiente sustentável. Sobre os problemas e também as benfeitorias realizadas no meio. E principalmente a importância do envolvimento da sociedade como fator principal para recuperação e também conservação do local. 

Antes de expor matérias, comentários, links, sites, livros, vídeos sobre o assunto, gostaria que todos compreendessem o significado e a importância do meio ambiente.

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:

·        Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, mesmo com uma massiva intervenção humana e de outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.

·        Recursos naturais e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não são originados por atividades humanas.

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas”.

Já a  Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". Ou seja, através desses conceitos percebemos a influência que o meio tem sobre nós e nós sobre o meio. Reflita!